A expressão OSS foi criada na Escola Naval Japonesa, e é usada universalmente para expressões do dia-a-dia como "sim", "por favor", "obrigado", "entendi", "desculpe-me", para cumprimentar alguém, etc...
No Karatê a expressão pode ser utilizada para quase qualquer situação onde uma resposta seja requerida. Para um karateka, OSS é a palavra mais importante.
A palavra OSS implica em pressionar a si mesmo ao limite de sua capacidade e suportar. De uma maneira mais simples quer dizer "perseverança sob pressão". É uma palavra que por si só resume a filosofia e postura do Karatê. Um bom praticante de Karate é aquele que cultiva o "comportamento de OSS".
OSS não deve ser dito de forma relaxada, usando apenas a garganta, mas, como tudo no Karate, deve ser pronunciado com vigor. Durante o cumprimento, OSS expressa respeito, simpatia e confiança no professor ou colega. OSS também diz ao Sensei (professor) que as intruções foram compreendidas, e que o estudante irá fazer o melhor para seguí-las.
Sua aplicação, na maioria dos casos:
1. Ao chegar e ao sai do Dojô: O karateca ao chegar na entrada do dojô assume a posição de cumprimento em pé (Ritsurei), pronuncia vigorosamente a palavra "OSS!", para avisar ao Sensei (instrutor chefe ou o presente), aos Senpai (mais graduados ou mais antigos) e Kohai (menos graduados ou menos antigos) de sua chegada ou saída, quando o dojô estiver vazio o karateca o faz em respeito ao dojô (é uma saudação simbólica, sem qualquer significado religioso).
2. Quando do encontro com outro colega de karatê: A saudação "OSS!" é a que deve chegar primeiro, de maneira vigorosa e com vivacidade, partindo sempre do Kohai (menos graduados ou menos antigos) para o Senpai (mais graduados ou mais antigos), o aperto de mãos que vem em seguida já se procede de maneira contrária, sendo assim, do Senpai para o Kohai, claro, o Sempai não se negará a apertar a mão do Kohai caso o mesmo venha estender a mão primeiro.
A saudação "OSS!" é impessoal, independe do grau de simpatia entres os karatecas. Quando um deles se nega, por qualquer motivo, está violando o Dojo Kun (disciplina) – respeitar acima de tudo, por não condizer essa atitude com a filosofia do KARATÊ-DO, seja qual for o estilo...
Oss!